Defina seu público
Escolher o público certo e manter seu conteúdo relevante é a chave para executar um anúncio bem-sucedido no Facebook. Se você estiver vendendo roupas femininas, por exemplo, não segmente homens e mulheres com idades entre 18 e 65 anos que morem nos Estados Unidos. A seleção de um público tão amplo geralmente leva a taxas de cliques mais baixas, e o Facebook pode até cancelar seu anúncio se tiver um envolvimento incomumente baixo ou feedback negativo.
A maneira mais fácil de focar no público certo é usar sua lista de contatos para criar um público de usuários do Facebook semelhantes aos seus clientes e assinantes. Agora, você pode aproveitar a atividade do assinante e os dados de e-commerce para criar segmentos poderosos que irão ajudar a mostrar anúncios relevantes para as pessoas certas.
Segmente suas ideias
Se sua meta é aumentar as conversões, considere segmentar:
- Clientes potenciais. Crie um segmento de assinantes que se envolveram com seu e-mail, mas ainda não fizeram uma compra. Incentive-os a visitar sua loja anunciando frete grátis no primeiro pedido ou destacando seus itens mais vendidos.
Se sua meta é reter e envolver seus clientes existentes, considere segmentar:
- Clientes recentes. Crie um segmento de pessoas que compraram recentemente um produto específico da sua loja e direcione-as para um anúncio que promova itens semelhantes que também possam gostar.
- Clientes regulares. Crie um segmento de clientes que fizeram vários pedidos em sua loja e mostre seu apreço compartilhando um desconto especial ou dando a eles acesso antecipado a vendas e itens de edição limitada.
- Clientes caducados. Sua campanha publicitária no Facebook também pode ser uma ótima ferramenta de reenvolvimento. Crie um segmento de clientes que não fizeram uma compra nos últimos seis meses e direcione-os para um anúncio que mostre seus produtos mais recentes.
- Antigos assinantes e não assinantes. No criados de anúncios, selecione um segmento de pessoas que cancelaram a assinatura de sua lista ou pessoas que nunca se inscreveram. Um anúncio com um incentivo especial pode ajudar a convencer os não inscritos a se inscreverem, ou ainda ajudar a reconquistar as pessoas que cancelaram a inscrição.
É importante observar que, para cada um desses segmentos direcionados, você precisará ter pelo menos 20 pessoas em seu público. E, se o seu público tiver menos de 200 contatos, você pode considerar estender a duração do seu anúncio para duas semanas ou mais. Um prazo mais curto pode fazer com que o anúncio seja exibido com muita frequência, o que pode levar a um feedback negativo dos usuários do Facebook.
Pessoas com interesses semelhantes.
O Facebook tem uma variedade de dados sobre seus usuários que podem ajudar os profissionais de marketing a encontrar o público certo. Ao criar um anúncio direcionado a pessoas semelhantes às de sua lista, você tem a oportunidade de colocar esses dados para trabalhar a favor do seu negócio. A partir daí, você pode restringir seu público por localização, sexo, faixa etária ou palavras-chave de interesse. É uma ótima maneira de se apresentar a novas pessoas, criar conscientização sobre sua marca e aumentar sua lista.
Aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a começar com a publicidade no Facebook.
Segmente suas ideias
- Pessoas semelhantes aos seus melhores clientes. Depois de conectar sua loja, utilize um segmento com base na atividade de compra de seus clientes. Por exemplo, você pode optar por utilizar um segmento de clientes cujo valor total gasto seja superior a US$ 100 ou um segmento de clientes cujo número total de pedidos seja superior a dois.
- Pessoas semelhantes aos seus assinantes mais envolvidos. Use um segmento com base nas avaliações dos seus assinantes. Nesse caso, para criar um público de anúncios semelhante às pessoas que já estão envolvidas com seu e-mail, você pode usar um segmento de assinantes que tenham uma avaliação de membro superior a quatro estrelas.
Pessoas com interesses que você define
Há outros casos, no entanto, em que você pode optar por aproveitar o poder dos dados do Facebook criando um anúncio direcionado aos usuários com base em critérios exclusivos definidos por você. Você pode restringir seu público de anúncios por localização, sexo, faixa etária ou palavras-chave de interesse.
Essa opção de alvo do Facebook oferece a empresas de todos os tamanhos as ferramentas necessárias para criar conscientização da marca e aumentar o público. Se você é um novo profissional de marketing ou uma empresa com uma pequena lista de contatos, essa ferramenta pode ajudá-lo a encontrar clientes em potencial. Aqui estão algumas coisas a considerar quando for restringir seu público:
- Onde mais o seu cliente ideal compra? Você pode usar essas outras marcas como palavras-chave de interesse para ajudar a definir seu público-alvo.
- Você normalmente vende mais coisas para mulheres? Ou você acha que os homens têm maior probabilidade de comprar seus produtos? Direcionar com base no sexo para aumentar a relevância do seu anúncio.
- Qual a idade do seu público-alvo? A maioria dos seus clientes estão na faixa dos vinte e poucos anos, ou é mais provável que eles sejam avós? Conecte uma faixa etária para ter certeza de que está alcançando as pessoas certas.
Convide as pessoas para participar da sua lista, conte sobre seus produtos ou incentive-as a visitar seu site. Então, à medida que seu público e sua empresa crescem, você pode usar nossas ferramentas de e-mail e campanha de anúncios para fomentar seu relacionamento com seu novo público.