1. Seja claro em seus objetivos. Quais são seus principais objetivos para sua presença na mídia social? Seja aumentando o conhecimento da marca; direcionar o tráfego para seu site e aumentar as vendas; aumentar o envolvimento do cliente; fornecendo atendimento ao cliente ou algo totalmente diferente, você precisa restringir e ser realista com seus objetivos. Para cada objetivo definido, seja claro sobre a métrica que você usará para medi-lo.
2. Pense em seus clientes. Você deve ter uma boa compreensão de onde seu público está gastando seu tempo, com base nas personas dos clientes de sua empresa, sua auditoria e sua própria intuição. Amplos dados demográficos de mídia social estão disponíveis em sites como Pew Research , mas seu foco deve estar em dados psicográficos: as atitudes, valores, interesses e comportamentos de seus clientes-alvo. Nesse nível, isso será uma ciência inexata, mas tente entender quando seus clientes estão online, quais plataformas eles tendem a usar e para qual finalidade – desde as convencionais até o nicho.
3. Avalie a concorrência. Pense em 10 concorrentes e dê uma olhada no que eles estão fazendo. Você pode configurar uma planilha simples onde anota o que é bom e o que não é tão bom no conteúdo deles, como eles estão usando diferentes canais e se eles têm algo único a seu favor. Você não quer imitar o que já existe, mas a inspiração é sempre útil. Pense em marcas em outros espaços que você gosta também – existem elementos do que eles fazem que podem ser adequados para o seu negócio?
4. Faça uma auditoria rápida. Percorra todos os perfis que você possui, incluindo os que estão inativos. Analise-os para precisão e consistência. Eles são claramente do mesmo negócio? Eles se alinham com a sua marca? Como são as imagens, o tom e as mensagens? Suas imagens de perfil e capa, paleta de cores, biografia, logotipos e link do site são consistentes? Em seguida, avalie o desempenho: quais canais têm engajamento e quais não; que tipo de conteúdo parece estar funcionando e qual não está?
5. Decida em quais plataformas você investirá. Com base em sua pesquisa, é hora de tomar algumas decisões estratégicas. Se você tiver recursos limitados, você deve limitar isso a três plataformas no máximo. Para cada plataforma, crie uma declaração de missão rápida para o que você deseja alcançar: seu objetivo principal e como você o usará. Neste ponto, também vale a pena certificar-se de que você está atualizado com as melhores práticas para os canais escolhidos – confira esta rápida folha de dicas do Buffer .
6. Elabore seu mix de conteúdo. Com base no objetivo de cada plataforma, decida a divisão geral do conteúdo. Qual porcentagem se concentrará em direcionar o tráfego para seu site; esboçar atualizações e notícias; promover produtos; reaproveitar o conteúdo de outras pessoas; ou ser puro entretenimento? Uma regra geral é 80% de engajamento para 20% de vendas – as pessoas não gostam de ser vendidas o tempo todo.
7. Toque na personalidade da sua marca. Realinhe-se com a personalidade que você deseja projetar. Qual será o seu tom de voz (engraçado, brincalhão, informativo, enérgico, genuíno)? Qual estilo visual combina com você? Como você responderá aos comentários ou reclamações dos clientes? Com quais outras marcas você se associa? Que outras empresas você procurará apoiar?
8. Decida qual conteúdo você publicará. Este é o grande. Trata-se de ser realista sobre o conteúdo que você poderá criar ou compartilhar regularmente, para cada canal em que estiver, com base em seus recursos. Os principais tipos de conteúdo incluem: imagens e fotografia de produtos, ilustrações, infográficos, vídeos, transmissões de vídeo ao vivo, enquetes, compartilhamento de conteúdo e links de outras marcas, realização de competições, destaque de sucessos, compartilhamento de conteúdo gerado pelo usuário, conteúdo de bastidores , provocando lançamentos de produtos e criando conteúdo sobre liderança de pensamento. Sua auditoria pode fornecer algumas orientações sobre o que funciona para você. Certifique-se de que o conteúdo que você decidir se alinhe com seu mix de conteúdo e objetivos.
9. Defina algumas diretrizes de postagem. Considerando o conteúdo que você está divulgando, defina algumas diretrizes a serem seguidas. Por exemplo: que resolução suas fotos precisarão ter? Quais logotipos você usará? Se você estiver compartilhando conteúdo, como o apresentará? Os vídeos serão configurados para reprodução automática? As histórias serão preparadas com antecedência ou serão mais pontuais? Além disso, pense em como você responderá a diferentes situações – desde reclamações de clientes e comentários de concorrentes até perguntas gerais.
10. Decida quando você vai postar. Traga um plano claro para postar de forma consistente: a maioria dos estudos sugere que uma vez por dia é o ideal e duas vezes por dia é o limite. Você encontrará muitos conselhos sobre a melhor hora para postar, mas isso realmente depende do seu público, como ilustra este guia útil do Buffer . A chave é criar um calendário de conteúdo que planeje seu conteúdo com bastante antecedência – planejando grandes eventos em sua empresa ou para seu público (como feriados). Com base em seu orçamento e recursos, você pode introduzir uma ferramenta de agendamento de mídia social neste momento. Muitas ferramentas têm uma opção relativamente barata para empresas menores e podem economizar muito tempo e aborrecimento se você estiver postando regularmente.
11. Torne a responsabilidade de alguém. Obviamente, isso pode ser você se estiver administrando seu negócio sozinho, mas é importante que alguém na empresa seja proprietário das plataformas em que você está – assumindo a responsabilidade de garantir que o conteúdo seja atualizado e relevante, enquanto interage com seu público no caminho certo. Deve ser alguém com um excelente entendimento de como funcionam os canais, com a agência para tomar as próprias decisões do dia-a-dia.
12. Meça e ajuste. Acompanhe como as coisas estão progredindo – seja trimestral ou semestralmente, reserve um tempo para analisar as principais métricas e ver se o que você está fazendo está expandindo seus negócios da maneira que deseja. É importante avaliar continuamente seu plano social, considerando se há alguma oportunidade em outras plataformas e mudando de tática ou cortando plataformas completamente se elas não forem eficazes.
Principais conclusões
• Seja específico ao decidir sobre as plataformas nas quais você investirá tempo e como usará essa plataforma. Depois de acertar sua abordagem em uma ou duas plataformas, considere adicionar mais cordas ao seu arco.
• Você precisa ser organizado – e planejar com antecedência – para garantir que sua presença na mídia social seja consistente e que você esteja postando o conteúdo que deseja publicar regularmente.
• Seu plano social deve estar em constante evolução e melhoria – acompanhar as métricas e ver qual conteúdo está funcionando significará que você dobrará o material eficaz e não perderá tempo e recursos com mais nada.