Do que estamos falando
Das plataformas convencionais (pense: Instagram, Twitter ou Facebook) até o nicho mais (pense: Discord, Clubhouse ou Twitch), a mídia social tem o potencial de ajudar sua empresa a crescer – mas apenas se você usá-la com cuidado. Você precisa descobrir quais canais podem agregar valor ao seu negócio e como usá-los para alcançar o que deseja. Isso significa decidir quais são as plataformas certas para você investir e, em seguida, elaborar um plano lógico e viável quanto ao conteúdo que você publicará. O objetivo é chegar a um plano de ação mensurável e focado que lhe dê uma presença consistente – e você precisará ser capaz de acompanhar se esse plano está tendo o efeito desejado.
Por que é importante
Você deve ter notado que mais pessoas estão usando plataformas sociais e, de acordo com dados da empresa de segmentação de público GWI , estão gastando mais tempo nelas. Seja qual for a sua ambição, seja aumentar o reconhecimento da marca, interagir com os clientes, aumentar sua base de clientes ou gerar mais vendas, seus canais sociais podem desempenhar um papel crítico para que isso aconteça.
Devido ao número de plataformas existentes e suas diferentes bases de usuários, pode ser uma parte esmagadora de uma empresa gerenciar – mas não faz sentido ter várias contas de mídia social para sua empresa se você não as usar de maneira adequada e consistente. Deixar de fazer isso não significa apenas que você não crescerá da maneira que deseja, mas também pode prejudicar a opinião dos clientes sobre você. Muitos clientes verificam perfis de mídia social antes de fazer uma compra ( 54% de acordo com o GWI ) e estudo após estudo aponta sua importância na criação da percepção da marca. Seus perfis sociais não são apenas um megafone para o seu negócio – nem gerenciá-los é algo para passar para a pessoa mais jovem da equipe enquanto você espera pelo melhor.
Coisas a observar
Crie uma presença de marca consistente. Você deve ter uma compreensão bastante sólida de quais canais são úteis para qual finalidade (ou seja, conteúdo visual no IG, vídeo no TikTok, conteúdo escrito no Twitter…), mas é importante que, independentemente dos canais em que você escolher investir tempo, sua presença seja consistente – portanto, um tom semelhante, estilo visual e mensagem devem ser aplicados em toda a linha.
Nem todas as métricas importam. As metas estreitas que você definir devem ter métricas claras que serão facilmente rastreáveis em cada plataforma. Portanto, se você está tentando aumentar o conhecimento da marca, pode observar o alcance da postagem; se você tem uma meta de vendas, pode ser no tráfego do site ou na taxa de cliques. Não se distraia com métricas de vaidade, como contagem de seguidores – os seguidores só são úteis se eles se envolverem com sua empresa.
Considere o que seus clientes querem de uma marca. Este estudo da Forrester mostra a importância de ser claro sobre os principais tipos de usuários de mídia social dos quais sua base de clientes é composta – e quanto eles realmente desejam se envolver com uma empresa online. Ajuste sua frequência de postagem de acordo e sempre opte pela qualidade em detrimento da quantidade quando se trata de publicar conteúdo.
Não basta seguir as tendências. O espaço da mídia social é uma fera em rápida evolução, com novas plataformas que rapidamente ganham força surgindo o tempo todo. Embora você precise estar amplamente ciente do que está acontecendo, seu plano deve sempre ser conduzido por onde seus clientes gastam seu tempo e quais plataformas são relevantes para seus negócios e objetivos específicos.