Mas, antes de tudo, é preciso conhecer bem as diferentes redes sociais e entender como utilizar os seus recursos.
1. Escolha a rede social com mais relevância para o seu negócio
Cadastrar-se nas redes sociais é fácil, mas o segredo do social selling é estar ativo na mesma plataforma que seus potenciais clientes.
Esta é a base para vender nas redes sociais com sucesso.
É por isso que roupas e decoração vendem bem no Pinterest, por outroa lado, vendedores B2B são melhores no LinkedIn. Então comece identificando as redes sociais onde está o seu público alvo.
Formadores de opinião usam principalmente o Twitter e o LinkedIn para construir seus relacionamentos.
Portanto, se você está vendendo produtos para um público jovem, concentre-se no Facebook e no Instagram. Para vender produtos ou serviços voltados para o corporativo e formadores de opnião, concentre-se no LinkedIn e no Twitter.
2. Receba notificações quando potenciais clientes entrarem no LinkedIn
Use o recurso LinkedIn Search para criar uma pesquisa com base no seu perfil de cliente ideal. Assim, toda vez que uma nova assinatura corresponder a esse perfil, o LinkedIn irá notificá-lo.
Fazer isso é simples: use o campo de pesquisa na parte superior da página ao fazer login. Insira os critérios que correspondem ao seu perfil de cliente ideal, como cargo ou setor, e clique no botão de pesquisa. Nesse ponto, você descobrirá que os primeiros resultados mostrarão pessoas com as quais você já está conectado.
3. Junte-se a grupos no LinkedIn
Com quase 700 milhões de usuários , o LinkedIn oferece oportunidades de networking, referências profissionais e muito mais.
Uma das maiores vantagens do LinkedIn são seus grupos formados por pessoas que compartilham os mais diversos interesses . Atualmente, a plataforma conta com mais de 1,8 milhão de grupos. Para encontrar um grupo que possa te ajudar a vender nas redes sociais, procure um tema relacionado ao seu nicho. Se o seu cliente ideal são futuros universitários, por exemplo, procure grupos relacionados a universidades.
Ao enviar um convite para o LinkedIn, tente alterar a mensagem padrão para algo como “Olá, obrigado por visualizar meu perfil. Gostaria de se conectar no LinkedIn?” Essa é uma ótima maneira de iniciar uma conversa com um cliente em potencial que demonstrou interesse no que você faz.
4. Contribua para a conversa sobre sua marca
74% dos compradores escolhem o representante de vendas que agregar valor durante o processo de compra.
Para fazer isso através das redes sociais, comece respondendo o que as pessoas estão falando sobre sua marca, seja nos comentários ou avaliações. Você pode fazer isso usando a função de busca no Twitter , que permite ver quem está falando sobre seu produto/serviço.
Nos resultados da pesquisa de feed do Twitter, você verá as diferentes conversas que acontecem em torno do tópico pesquisado. Percorra o feed e comece a interagir com os usuários simplesmente retuitando, curtindo suas postagens ou respondendo às sugestões e perguntas que eles fizerem.
5. Forneça valor compartilhando conteúdo relevante
Mais de 50% dos compradores B2B procuram informações sobre produtos e serviços nas mídias sociais. Assim você tem uma grande oportunidade de vender nas redes sociais criando conteúdo promocional para seu produto/serviço, baseado no que as pessoas já estão pesquisando.
Dentre os tipos de conteúdo mais populares nas redes, podemos destacar:
- Postagens “como fazer”
- Postagens “por que”
- conteúdo motivacional
- Listas (classificações)
- Vídeos
Agora, não há limite para o que você pode compartilhar, desde que o conteúdo agregue valor ao cliente.
Bonus
Use as redes sociais para vendas diretas
Você pode usar suas páginas em plataformas como Facebook, Instagram e Pinterest para vender seus produtos/serviços diretamente para seus visitantes.
Pouca gente sabe, mas o consumidor pode finalizar a compra sem sair dessas páginas. No entanto, certifique-se em fazer sua lição de casa e entender as limitações e benefícios oferecidos por cada plataforma antes de começar a vender seus produtos lá.
Sucesso 😉